Proprietário?

Quer rentabilizar a sua propriedade?

Percursos Pedestres no Algarve para umas férias ativas

My Choice

Protegido pela serra do Caldeirão a norte e banhado pelo Oceano Atlântico a sul, o Algarve goza de um clima ameno durante todo o ano e oferece uma grande variedade de paisagens e percursos pedestres para todos os níveis em total harmonia com a natureza.

Destino inequívoco de sol e o verdadeiro paraíso para os golfistas, o Algarve conquistou também o coração dos amantes das caminhadas e da natureza.

Com as suas condições climatéricas excecionais a região sul de Portugal brinda os seus visitantes com uma diversidade de paisagens e permite passeios magníficos no coração da natureza.

A verdade é que a escolha de caminhadas é tão variada, incluindo as habituais dunas, falésias e lagoas ao longo da costa, bem como caminhadas por pomares em flor no Barrocal algarvio, parques naturais, rios e sapais, que o difícil será mesmo escolher.

Sabendo disso, e de forma a tornar as suas férias no Algarve ainda mais memoráveis, partilhamos consigo a nossa seleção dos melhores passeios pedestres para fazer no Algarve. Aproveite!

Percurso dos 7 Vales Suspensos

Do lado da lagoa há uma caminhada de quase 12 km (ida e volta) com o nome original que oferece vistas deslumbrantes sobre as falésias douradas e o Oceano Atlântico. Penhascos calcários esculpidos pela água do mar, arbustos de zimbro, aves marinhas e morcegos prosperam em cavernas cársticas. Cada um dos 7

vales suspensos testemunha a intensa erosão a que esta parte da costa esteve exposta durante séculos. O destaque deste percurso pedestre é uma formação geológica única e de extrema beleza, a gruta de Benagil e sua pequena praia, acessíveis apenas de barco ou a nado.

Rota Vicentina, caminhada entre a terra e o mar

Está preparado para um percurso pedestre com uma extensão de cerca de 450 km? A Rota Vicentina estende-se desde o Cabo São Vicente, no Algarve, até Santiago do Cacém, no Alentejo e é composta pelo Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e vários percursos circulares. Aqui irá descobrir outro Algarve: uma costa quase selvagem, praias enormes, pequenas enseadas secretas e aldeias do interior. Há apenas alguns anos, este percurso permite explorar a costa oeste do Algarve a pé, seja pela costa ou por terra graças às diferentes rotas oferecidas. Pode escolher entre o "Caminho Histórico" (interior do Algarve), o ligeiramente mais exigente "Caminho dos Pescadores", para nunca tirar os olhos do oceano, e as cinco voltas (ideal se tiver apenas meio dia disponível).

Passeio pelo Ludo em Faro

Cidade emblemática do Algarve, Faro é o ponto de partida perfeito para caminhadas no Parque Natural da Ria Formosa. As lagoas e estradas de terra batida do Ludo permitem-lhe atravessar salinas e campos de golfe e dão-lhe ainda a possibilidade de avistar flamingos cor de rosa. Este percurso que se faz ao longo das dunas da Praia de Faro e da Praia da Quinta do Lago tem uma extensão de cerca de 7 km, contudo existem várias rotas alternativas que permitem estender ou diminuir o percurso.

Aqui poderá, ainda, apreciar a vegetação que floresce entre as dunas e fazer observação de aves, sendo este um local de eleição para diversas espécies de aves migratórias que aqui gostam de descansar no Outono e no Inverno.

Caminhadas ao longo do rio Guadiana

Situado no extremo leste do Algarve, o vale do rio Guadiana é sem dúvida a zona menos turística do Algarve. Verde-escuro, os arredores deste rio fronteiriço oferecem paisagens de uma suavidade subtil. Podem ser descobertas a pé ou de BTT, nos caminhos da Grande Rota do Guadiana que atravessam várias aldeias que se mantêm na sua condição original: Castro Marim e as suas salinas, Junqueira, Azinhal, Odeleite, Guerreiros do Rio e o seu Museu do Rio, depois Alcoutim e as ruínas do seu castelo medieval. Temos a certeza que se irá surpreender com a beleza e com a diversidade deste percurso. Se desejar, pode ainda continuar a partir de Alcoutim, as suas caminhadas para oeste, pela Via Algarviana.

Via Algarviana, uma caminhada pelo coração do Algarve

E se lhe dissermos que é possível explorar o coração do Algarve a pé e longe das longas praias e do turismo de massas do Algarve? O centro do Algarve é para muitos a melhor parte para se fazerem percursos pedestres e aqui pode escolher entre os 300 km de trilhos sinalizados que compõem a Via Algarviana. No passado, este antigo caminho moçárabe era usado pelos peregrino /p>

espanhóis a caminho do Cabo de São Vicente. As paisagens desfilam: casas caiadas de branco, moinhos abandonados, antigos fornos comunitários, artesãos a trabalhar. Entramos mesmo no coração do Algarve rural e mais autêntico!

Do Parque Natural da Ria Formosa à Costa Vicentina, passando pelo interior do Algarve, serpenteie entre enseadas selvagens, dunas, lagos de água doce e aldeias históricas. O Algarve oferece trilhos pedestres para caminhantes de todos os níveis. Só precisa de partir à aventura e desfrutar desta diversidade numa região única.

Como sempre descanse depois de um dia repleto de aventuras e natureza num dos seus alojamentos de eleição My Choice e continue no dia seguinte a colecionar momentos únicos!

Partilhar

Artigos recentes

Tags