Proprietário?

Quer rentabilizar a sua propriedade?

Algarve - Uma região de experiências

My Choice

Se é daqueles que gosta de ir de férias, com vontade de viver uma experiência nova, em cada dia, estas sugestões são para si! Este é um convite para quem deseja conhecer a região do Algarve, de uma outra forma: a percorrer trilhos, explorar a natureza e descobrir lugares fascinantes.

Deixamos-lhe 3 Experiências inéditas para eternizar o Algarve na sua memória:

1 – Passeio 7 vales suspensos

A dica é para os mais aventureiros - 5,7 km de percurso. Os vales suspensos são formações rochosas resultantes da interrupção de linhas de água das ribeiras, em zonas acima do nível do mar.

O trilho pode ser feito desde a Praia da Marinha à Praia de Centeanes, ou em sentido inverso. Pelo caminho sinuoso das arribas, encontram-se muitos arcos naturais e algares, que são grutas verticais, produzidas pelo efeito da erosão do mar e do vento.

Um dos spots mais visitados é a Gruta de Benagil, um algar em forma de sino, de uma beleza ímpar. Acessível através de kayak ou paddle.

A praia do Carvalho acolhe outro dos vales suspensos, talhado em calcário conquífero - rochas compostas por conchas, búzios e bivalves. Por ali, pode ver-se a palmeira anã, a única de origem europeia, e a toutinegra-de-cabeça-preta, ave típica desta zona.

Depois de passar o farol de Alfanzina, uma paragem obrigatória no percurso, surge o vale suspenso do Cabo Carvoeiro, o mais visível na paisagem. Assente em cavidades rochosas naturais, é um excelente miradouro para contemplar o mar, a fauna e flora.

2 - Ecoturismo: observação de golfinhos, tartarugas e aves marinhas

Observar espécies animais no seu habitat natural é uma das atividades mais atraentes na zona costeira do Algarve. O passeio faz-se de barco, com partida na Ria Formosa, até algumas milhas de distância, no oceano.

A proximidade com os golfinhos é uma experiência única. Esta é, também, uma oportunidade para conhecer a biodiversidade, nesta região. Avistar as várias espécies de aves marinhas, tartarugas, peixes-lua e atuns, é uma possibilidade frequente, durante estas viagens.

São muitas as entidades que promovem estes passeios, pela costa algarvia. A duração da viagem é, geralmente, de 2h, acompanhada por um guia, e os preços variam entre os 35€ por criança, e os 45€ para adulto.

3 - Via Algarviana

Uma das experiências mais longas que pode registar, no Algarve. A Via Algarviana é uma rota pedestre e ciclável, que atravessa 11 concelhos algarvios. Tem início em Alcoutim, e termina no cabo de S. Vicente.

Destacam-se quatro rotas imperdíveis: a Rota do Contrabandista, em Alcoutim, a Rota da Água, em Loulé, a Rota das Árvores Monumentais e a Rota da Geologia, ambas em Monchique.

São 300 km que incluem visitas ao interior algarvio, caminhadas pela montanha e observação de espécies animais e vegetais.

Nas aldeias típicas, pode contar com a hospitalidade dos locais, a oportunidade de conhecer tradições e património, aprender velhos ofícios. Aproveitar as festas populares e apreciar o artesanato feito com matéria-prima da região: lã, algodão, cerâmica, vime, mel, entre outros.

A oferta gastronómica é muito rica, e os alojamentos locais agradáveis e acolhedores. Pode caminhar pela natureza, refrescar-se nos ribeiros, descobrir moinhos de vento, menires, fontes e ermidas. Subir a miradouros e fotografar cenários deslumbrantes.

Todas estas atividades incríveis, e outras, estão à distância de um clique através da nossa área de experiências. Explore e deixe-se encantar com os segredos que o Algarve tem para lhe oferecer. Fique connosco!

Partilhar

Artigos recentes