Proprietário?

Quer rentabilizar a sua propriedade?

Lenda do Gilão e da Séqua

My Choice

Reza a lenda que...

Na altura da ocupação muçulmana e da conquista cristã do reino do Algarve, existia uma princesa moura chamada Séqua e um cavaleiro cristão chamado Gilão. Os dois conheceram-se e apaixonaram-se perdidamente, vivendo no sobressalto de um amor proibido.

Os amantes encontravam-se secretamente, todas as madrugadas, em cima da ponte que une as duas margens do rio de Tavira. E, numa dessas madrugadas, foram surpreendidos pelas duas fações militares: numa das margens do rio, a fação cristã e, na outra, a fação moura.

Ao serem encontrados, o cavaleiro e a princesa sabiam que iam ser acusados de traição. Então, dramaticamente, puseram fim às suas vidas. A princesa Séqua atirou-se para um dos lados da ponte (montante) e o cavaleiro Gilão atirou-se para o outro lado (jusante). E, segundo a lenda, ainda hoje vagueiam no rio.

Assim se explica que um mesmo rio tenha dois nomes: Séqua do lado da nascente do rio e Gilão do lado da foz. Gilão e Séqua são afinal as mesmas águas, e Tavira… o fruto do seu amor.

Histórias e Lendas recontadas pela mychoice.pt

Partilhar

Artigos recentes

Produtos de origem algarvia

Viva, saboreie e... seja feliz! Ao escolher ficar num dos alojamentos My Choice durante a sua estadia no Algarve rá não só viver uma experiência única mas também descobrir e saborear a qualidade...